terça-feira, abril 19, 2011

Pessoas de Rua

Em meados de Novembro de 2010, apos 1 mes de rotina de aulas, incluindo as paragens na batalha para apanhar o transpore, andava a reparar numa mulher (Andreia) que costumava pedir dinheiro. Até que do longe me fui apercebendo que era boa pessoa, e um dia disse-lhe: "Amanha chego por volta das 7h, apareça aqui e vou consigo ao supermercado mais proximo."
E assim foi, no dia como planeado fui eu com ela ao pingo doce, a aproveitei o facto de alegria da senhora para conhece-la um pouco melhor. a informaçao que consegui obter foi que o seu companheiro de casa tinha recebido e fugido com o dinheiro para pagar a rende muito recentemente, estudou no ISMAI, tinha carta de condução, e que sua mãe ainda era viva e morava em S. João da Madeira.
Após as compras, o dinheiro que tinha planeado que me restou dei-lhe para a mao para comprar bilhete de viagem para S. João da Madeira para ir ter com a mãe. Como prometido da parte dela apos o que fiz, na semana asseguir encontrei-a na camioneta para S. João da Madeira. Passou-se uns largos meses e encontrei-a no dia 29/03/2011. Estava com uma pele muito mais jovem e um belo soriso rasgado na cara contente por me ver, deixou defenitivamente de pedir e de momento pertence a uma associação e estava na garagem da batalha apenas a angariar fundos para a associação.

Entretanto so a cerca de 3 meses é que comecei a achar que um de 5 senhores que tambem cosumam pedir na garagem da batalha era boa pessoa. O seu nome é Cesar e Sua familia era da Serra da Estrela. Infelismente seu pai era alcoólico e sua mae drogada, (ambos já tinham falecido), ja tinha sido alcoólico de de momento é drogado. Era jovem e detestava bebidas alcoólicas e nem o cheiro de cigarros soportava, infelismente fui um dia a discoteca com colegas de escola e foi ai que começou a ficar dependente de alcoól e agora da droga.
Fui ganhando confiança com ele, falando, saber como estava e tentei convence-lo a enternar-se para ficar limpo. Pena nao ter tido efeito, pois ele nao tem familia e nao tem quem o controle e impeça de continuar na droga, mas mudou-se para a Metadona e agora tenho-o visto com muito menos frequencia.

1 comentário:

Joao Mouteira disse...

a vida é composta por situações como estas, que por vezes não têm explicação e é aí que cada um de nós pode fazer algo para atenuar o dia destas pessoas carentes essencialmente de afectos e de palavras.